A sustentabilidade e a economia circular estão a redefinir o setor da construção em Portugal, transformando desafios em oportunidades estratégicas. Marco Pedroso, cofundador da AECycle, foi desafiado pela GreenIT para efetuar uma reflexão acerca do setor da construção e das implicações da transição energética europeia. Nessa entrevista, destaca-se que o ambiente construído, responsável por até 40% das emissões de gases com efeito de estufa, tem um papel central na transição para um futuro mais sustentável.
Com uma abordagem diferenciada, a AECycle acredita que a sustentabilidade vai além da conformidade regulatória, querendo ser um motor para a competitividade. Através de soluções inovadoras em descarbonização, economia circular e digitalização, a empresa apoia as empresas do setor a adaptarem-se às mais distintas exigências europeias e nacionais, a maioria delas até 2030.
Embora Portugal enfrente desafios como a predominância de microempresas e a escassez de profissionais qualificados, avanços como auditorias de pré-demolição e políticas públicas progressivas, como a Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas, já estão a criar condições para um setor mais sustentável e competitivo.
A mensagem de Marco Pedroso é clara: é urgente integrar a sustentabilidade como pilar estratégico, promovendo inovação, eficiência e colaboração. Ao fazê-lo, o setor da construção em Portugal pode liderar a transformação necessária para enfrentar os desafios ambientais e posicionar-se como referência internacional na economia circular.
Poderão saber mais lendo a entrevista na página de LinkedIn da GreenIT disponível aqui.